Olá, leitores.
Aproveitando comentário postado pelo Daniel, vou comentar sobre a influência da Vai-Vai sobre a vizinhança.
Eu e minha esposa moramos a dois prédios de distância do Vista Bella, há 5 anos. Enfrentamos vários carnavais (literalmente) ao lado dos ensaios da escola de samba, que domina o bairro da Bela Vista. Basicamente você verá um "Vai-vaiense" onde quer que vá, inclusive alguns deles com certeza devem ter adquirido unidades no condomínio, então antes de mais nada evitem comentários pejorativos sobre a escola ou sobre o próprio carnaval, sob o risco de ofender diretamente um carnavalesco de carteirinha..
Brincadeiras à parte, o assunto importante é o barulho. Os ensaios da Vai-vai costumam começar logo após o término da festa de Nossa Senhora Achiropita, ou seja, no final de agosto, e se estendem até o dia do desfile - normalmente em Fevereiro. Nos primeiros meses ocorrem apenas aos domingos, das 18:00 hs às 21:00 hs, mas quanto mais perto do carnaval, mais os ensaios se tornam frequentes, acontecendo aos domingos e quintas, depois domingos, quintas e sextas, até que na última semana os ensaios ocorrem diariamente. Não vou me aprofundar no assunto, mas este ano após algumas reclamações de moradores, o Psiu andou intervindo e delimitou os horários dos ensaios conforme citado acima - antes aconteciam até aproximadamente 23:30 hs (Se quiserem saber mais deixem comentários que eu faço uma postagem específica sobre esta "guerra" da Vai-vai X Moradores).
Quanto ao barulho, o mapa abaixo dá uma idéia da localização da quadra e dos prédios mais afetados. No Maison Plaza, onde moramos hoje, o barulho este ano não chegou a incomodar, pois os ensaios acabaram cedo e a maioria deles foi feito dentro da quadra, onde acabou abafando um pouco a gritaria. Mas em janeiro, com a interdição da quadra e a realização dos ensaios na rua, o barulho aumentou um pouco, tornando-se um pouco incômodo em alguns dias. Segue o mapa:

Clique na imagem para ampliar
Ignorei os prédios que não têm interferência no "caminho" do som gerado pelos ensaios, poie eles não nos interessam. O que deve ser notado é que os prédios em vermelho são os mais afetados pelos ruídos, pois estão diretamente em frente ou muito pertos da quadra. O amarelo, onde moramos, chega a ser afetado como eu disse acima, mas devido a reflexão das ondas sonoras, não dá para compreender muito o que está sendo cantado/batucado, e no final fica parecendo apenas o barulho de uma festa de rua, e não um ensaio de carnaval. Até chegar no Vista Bella existe mais um prédio no caminho, o que pode fazer que o ruído se dissipe e se torne menos invasivo, principalmente para os apartamentos voltados para o lado da Paulista. Claro que isto tudo depende de vários fatores, variando principalmente de acordo com o andar que você se encontra, mas basicamente é isto.
Apenas para constar, parece que a partir deste ano os ensaios serão realizados em uma nova sede, para os lados da Av. 23 de Maio, mas como não achei nenhuma informação atualizada, não tenho como confirmar esta informação. Caso tenha alguma novidade postarei aqui para vocês.